Você está aqui:

Retiro Espiritual reúne professores das três unidades da Rede de Educação Magnificat

29 de julho de 2024

Jesus quer ser glorificado por meio do apostolado

Para uma rede de colégios que deseja realmente educar para o Céu, uma vida interior séria e profunda é indispensável.

Essa é a razão pela qual os membros de todo o corpo docente da Rede Magnificat reuniram-se de 25 a 28 de julho para um retiro espiritual sobre a importância do progresso na vida interior. Foi um verdadeiro presente de Deus podermos reunir professores dos três colégios de nossa rede (Divinópolis, São Luís e Rialma) no seminário diocesano de Uruaçu, em Goiás, para momentos de formação, oração, adoração, partilha e sadia convivência.

O retiro, iniciado na quinta-feira à noite com a celebração da Santa Eucaristia pelo Pe. Genésio, da diocese de Anápolis, foi fundamentado na grande obra da literatura espiritual “A alma de todo Apostolado”, de Jean-Baptiste Chautard, e contou com formações ministradas pelos fundadores da Missão Maria de Nazaré, Eduardo Rivelly e Valdo Ribeiro Júnior.

Iniciado com um aprofundamento sobre a verdadeira concepção antropológica do homem, o retiro desenvolveu-se num gradativo ensinamento sobre a vida interior e como ela é indispensável a todos nós, cristãos, que queremos avançar na vida espiritual.

O Senhor nos fez experimentar muito do Seu carinho ao longo de todo o retiro. Tivemos a graça de duas missas celebradas por Dom Giovani Carlos, bispo de Uruaçu e amigo de longa data de nossa comunidade. Foi uma graça única poder participar do Santo Sacrifício de maneira tão piedosa e ouvir homilias muito profundas e ricas de ensinamentos, e ainda assim simples e até mesmo bem humoradas. Que grande riqueza termos bispos como Dom Giovani a serviço da Igreja.

Outro grande presente que o Senhor nos deu no retiro foi a presença do Padre Luiz Henrique, Reitor do Colégio Família de Nazaré, em Goiânia, conduzindo a formação na tarde de sábado sobre a virtude da ordem e a importância de se ter um plano de vida espiritual. De maneira muito prática e pedagógica, o Pe. Luiz nos ensinou-nos que um adequado planejamento de vida espiritual não deve partir de uma ideia utópica, como se quiséssemos todos ter a vida espiritual de monges, mas sim que devemos organizar toda a nossa vida a partir, primeiramente, das realidades externas (o espaço), em seguida os nossos horários para, enfim, organizar nosso interior. Nesse sentido, o plano de vida espiritual é uma ferramenta fundamental para nos ajudar a crescer de forma objetiva em nosso relacionamento com o Senhor.

Ainda como pequenos “mimos” de nosso Senhor, nas noites de sexta e sábado, os participantes do retiro puderam ter uma maravilhosa convivência na festa da padroeira de Uruaçu, Santa Ana, e participar de shows com os cantores Jocélio DDD e do grande cantor e compositor da música católica Eugênio Jorge. Foram momentos de descontração e muita alegria.

O retiro contou ainda com a celebração da Santa missa pelo Pe. Thiago Alvarino,
da diocese de Rialma, outro querido amigo de nossa comunidade.

Que os frutos desse maravilhoso encontro possam ser saboreados e vividos ao longo de cada momento de nosso ano letivo, conduzindo nossos alunos a uma educação que verdadeiramente aponta para o céu.