Jesus quer ser glorificado por meio do apostolado
Para uma rede de colégios que deseja realmente educar para o Céu, uma vida interior séria e profunda é indispensável.
Essa é a razão pela qual os membros de todo o corpo docente da Rede Magnificat reuniram-se de 25 a 28 de julho para um retiro espiritual sobre a importância do progresso na vida interior. Foi um verdadeiro presente de Deus podermos reunir professores dos três colégios de nossa rede (Divinópolis, São Luís e Rialma) no seminário diocesano de Uruaçu, em Goiás, para momentos de formação, oração, adoração, partilha e sadia convivência.
O retiro, iniciado na quinta-feira à noite com a celebração da Santa Eucaristia pelo Pe. Genésio, da diocese de Anápolis, foi fundamentado na grande obra da literatura espiritual “A alma de todo Apostolado”, de Jean-Baptiste Chautard, e contou com formações ministradas pelos fundadores da Missão Maria de Nazaré, Eduardo Rivelly e Valdo Ribeiro Júnior.
Iniciado com um aprofundamento sobre a verdadeira concepção antropológica do homem, o retiro desenvolveu-se num gradativo ensinamento sobre a vida interior e como ela é indispensável a todos nós, cristãos, que queremos avançar na vida espiritual.
O Senhor nos fez experimentar muito do Seu carinho ao longo de todo o retiro. Tivemos a graça de duas missas celebradas por Dom Giovani Carlos, bispo de Uruaçu e amigo de longa data de nossa comunidade. Foi uma graça única poder participar do Santo Sacrifício de maneira tão piedosa e ouvir homilias muito profundas e ricas de ensinamentos, e ainda assim simples e até mesmo bem humoradas. Que grande riqueza termos bispos como Dom Giovani a serviço da Igreja.
Outro grande presente que o Senhor nos deu no retiro foi a presença do Padre Luiz Henrique, Reitor do Colégio Família de Nazaré, em Goiânia, conduzindo a formação na tarde de sábado sobre a virtude da ordem e a importância de se ter um plano de vida espiritual. De maneira muito prática e pedagógica, o Pe. Luiz nos ensinou-nos que um adequado planejamento de vida espiritual não deve partir de uma ideia utópica, como se quiséssemos todos ter a vida espiritual de monges, mas sim que devemos organizar toda a nossa vida a partir, primeiramente, das realidades externas (o espaço), em seguida os nossos horários para, enfim, organizar nosso interior. Nesse sentido, o plano de vida espiritual é uma ferramenta fundamental para nos ajudar a crescer de forma objetiva em nosso relacionamento com o Senhor.
Ainda como pequenos “mimos” de nosso Senhor, nas noites de sexta e sábado, os participantes do retiro puderam ter uma maravilhosa convivência na festa da padroeira de Uruaçu, Santa Ana, e participar de shows com os cantores Jocélio DDD e do grande cantor e compositor da música católica Eugênio Jorge. Foram momentos de descontração e muita alegria.
O retiro contou ainda com a celebração da Santa missa pelo Pe. Thiago Alvarino,
da diocese de Rialma, outro querido amigo de nossa comunidade.
Que os frutos desse maravilhoso encontro possam ser saboreados e vividos ao longo de cada momento de nosso ano letivo, conduzindo nossos alunos a uma educação que verdadeiramente aponta para o céu.