Neste sábado, 14 de setembro de 2024, aconteceu no Colégio Magnificat a 3ª etapa da formação para abertura de escolas católicas. A Missão Maria de Nazaré vem promovendo esses encontros com o intuito de incentivar a abertura de colégios verdadeiramente católicos e auxiliar aquelas pessoas que desejam abraçar essa missão tão cara e necessárias nos tempos atuais.
O encontro conta com a participação de leigos, famílias, membros de comunidade de diversas cidades, desde regiões próximas a Divinópolis, como Sete Lagoas, chegando mesmo a cidades como Manaus, no Amazonas. Embora surpreendente, essa busca pela formação reflete claramente o quanto as famílias católicas e estão conscientes da necessidade de uma educação de qualidade e que aponte para as virtudes, e quantos querem fazer disso um apostolado sério e sólido no seio da Igreja.
A primeira formação, conduzida por André Silas, membro fundador da Comunidade Recanto do Espírito Santo, falava sobre plano de ´negócios e folha de pagamento de um colégio. André é cofundador da Comunidade Recanto do Espírito Santo, que também atua no apostolado da educação católica com um colégio do mesmo nome, na cidade de Itaúna, MG.
Em seguida, o missionário Valdo Ribeiro Júnior, membro e cofundador da Comunidade Missão Maria de Nazaré, conduziu a formação sobre o desenvolvimento da vida interior e a segunda conversão. Isso porque, para que a abertura de uma instituição de educação verdadeiramente católica seja mais do que um empreendimento humano, é indispensável que os envolvidos estejam absolutamente comprometidos com a busca da santidade.
Na parte da tarde, as formações giraram em torno dos aspectos pedagógicos da educação católica. O Método Pedagógico de Hugo de São Vitor, a Ratio Studiorum, uma coletânea de regras e prescrições práticas minuciosas que deveriam ser seguidas pelos padres jesuítas para direcionar as ações educativas dos padres jesuítas e, por fim, a importância da formação do caráter como caminho indispensável para a busca sincera e eficaz do crescimento espiritual.
O encontro, encerrado com a celebração da Santa Missa, tem sido um maravilhoso momento de formação para aqueles que abraçarão a árdua, mas gratificante missão, de educar o ser humano para que cresça em suas três dimensões: estatura, sabedoria e graça.