Você está aqui:

A Educação Católica

26 de abril de 2024

Se formos pesquisar o significado da palavra Educação, encontraremos definições diversas. O Abade René Bethléem, definiu de maneira muita precisa e coesa, sendo: Educação é “a arte de cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar e polir todas as faculdades físicas, intelectuais, morais e religiosas, que constituem nas crianças a natureza e a dignidade humanas; dar a estas faculdades uma perfeita integridade; elevá-las à plenitude de sua ação”.

No mundo agitado de hoje, quase não nos percebemos na necessidade de cuidar do ensino de nossas crianças, tudo passa tão rápido que as vezes nos perdemos nas tarefas do dia-a-dia. Assim precisamos estar atentos em desenvolver as faculdades humanas físicas, intelectuais, morais e religiosas em nossa família. É preciso formar um homem de elevado pensamento. Um homem que cultiva, exercita, desenvolve, fortifica e poli seu conhecimento. Um homem que conhece a sua natureza e a sua dignidade infinita em vista da conquista da vida eterna.

Como uma plantinha deve ser cuidada a todo momento, podando os galhos secos, adubando, tirando tudo que atrapalha assim no ensino de nossas crianças o cuidado deve começar cedo, desde a mais tenra idade, evitando tudo que pode induzir e propiciar um mal caminho, um mal hábito, tendo sempre em mente o que é bom para alma, para a salvação daquela alma.

A criança repete tudo o que vê e escuta, palavras e atitudes. A todo o momento ela está absorvendo informações o que torna a atitude dos pais de extrema importância, pois o exemplo arrasta. Os pais precisam buscar a todo momento uma vivência virtuosa para que a criança aprenda bons hábitos e se torne um adulto “forte e convicto”.

Deus confiou, aos pais, a responsabilidade de gerar e educar os filhos para uma fé genuinamente cristã e para uma vida virtuosa. Esse é um dever sagrado e extremamente sério, ao qual não se pode “cochilar”, portanto “vigiai e orai” pois o inimigo ronda a todo o tempo.

Num bom diálogo diário é possível moldar a alma de nossas crianças. Conversando, mostrando o que é bom, ensinando a fugir do que é mal, falando do amor infinito do Senhor, ensinando o respeito a obra do Senhor, respeito ao próximo, nossas crianças aprenderão grandes virtudes que as tornarão grandes pessoas.

A tarefa de ensinar é um processo para vida toda, um processo desafiante, mas confiantes na Graça do Senhor todas as coisas se ajeitam, todas as coisas se realizam. Com fé e confiança apresentaremos um futuro melhor para nossos pequeninos, e claro, o que devemos almejar a todo o tempo, e ensiná-los a buscar: o céu!

 

Cleide Borges

Missionária da Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré